domingo, 17 de fevereiro de 2013

Resenha A Cidade do Sol


A Cidade do Sol 






Título  original: A Thousand Splendid Suns
Autor:  Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira
Sinopse 

Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos




O que me motivou a ler o livro foi o autor, pois já conhecia Khaled Hosseini pela obra "O caçador de pipas" que é outro livro fantástico que logo irei com todo prazer fazer uma resenha.
A cidade do sol se revela  uma historia triste, que nos faz refletir sobre vários aspectos de nossas vidadas, fica claro para nos as diferenças culturais, entre diversas outras coisas. Um livro que vai fazer com que chore,sorria, lamente e se apaixone.  
A historia se passa no Afeganistão e da incio com Miriam uma garota simples e de pouca beleza,que viveu toda sua vidada isolada com sua mãe em uma choupana, o pai era um homem rico que se envergonhava de sua filha bastarda, com isso tentando deixa-la o mais afastada possível, escondida no campo longe de todos.
A triste historia de Miriam começa quando a garota completa 15 anos, fazendo planos para se comemorar seu aniversario a garota  decide ir  até a casa de seu pai, o que foi uma cena triste e humilhante; o que pensava a garota que seu terrível pai iria abraça-la e lhe convidar para se juntar a mesa com ele e sua grande família perfeita? 
E é assim que começa desde então sua triste e miserável vida.
Depois de ser rechaçada por seu pai Miriam retorna para casa com o coração em pedaços, para encontrar-se em uma situação  ainda pior: sabe quando já esta completamente destruída por dentro e já não liga para o que irá por vir, quando pensa que nada de pior pode lhe acontecer?
 Pois digo que quando Miriam retorna para casa e encontra sua mãe que acabará de cometer um suicídio, toda sua vida da uma terrível reviravolta, sem qualquer alternativa Miriam é obrigada a ir viver com seu pai, que nada satisfeito com a ideia logo arruma um casamento forçado para a pobre garota de 15 anos.
Este seu novo marido é  Rashid um homem de 45 anos violento, que maltrata a garota de toda maneira, a possui sexualmente sem qualquer piedade, que a espanca repetidas vezes, ainda mais intensamente quando descobre que Miriam não será capaz de lhe dar filhos. 
Os anos vão de passando e com eles  toda a vida e alegria da garota que um dia ela foi, deixando uma velha mulher triste e acabada.





E em outro  cenário de alegria e liberdade vive Laila uma jovem de  14 anos, filha de um professor, inteligente , bonita e apaixonada por seu amigo de infância Tariq, uma jovem que tinha tudo para ter um futuro brilhante e feliz, mas que infelizmente é tirado de suas mãos quando seu bairro e bombardeado e seus pais são mortos. 
Órfã sem para onde ir e grávida (de Tariq) e pensando que seu grande amor estava morto, a pobre garota de 14 anos, não  tem outra escolha a não ser aceitar o pedido de casamente de Rashid, e é neste momento que os caminhos de Miriam e Laila de encontram, e as duas vão passar a compartilhar suas dores e pequenos momentos de alegria.
E o que podemos fazer é rezar para que Laila reencontre seu amor de infância. Será que a vida vai lhe dar uma segunda chance? 
 A Cidade Do Sol  foi um dos melhores livros que já li, super recomento e espero que assim como eu outras pessoas possam viajar por suas paginas.

Avaliação de 5/5.

by Anna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário